DENUNCIE AQUI!

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Faça aqui sua denúncia!
Sua identidade será preservada.

O seu endereço de email não será publicado
Para preservar seu nome utilize um nome fictício
Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

102 respostas a DENUNCIE AQUI!

  1. Carlos disse:

    Quero deixar aqui a minha indignação quanto a líder de time do QMM61, SANDRA Satto. Essa mulher trabalha somente perseguindo as pessoas. Ela tem prazer em fazer isso. Assédio moral e normal fazer parte do seu modo de trabalhar. Meu desejo é que alguma pessoa consiga ver isso é que tome alguma providência, porque ela age como chefe de indios e nao como líder. Não entendo como uma mulher dessa ainda trabalha na Bosch, esta empresa conceituada que amo trabalhar. Liderança, investigue! As pessoas que trabalham com ela sofrem muito.

  2. anonimo disse:

    Primeiramente, vou falar da pressão que esses coitados estão sofrendo, como se nao bastasse essas reunioes diariamente, agora estão fazendo individual e vocês seus bandos de frouxos que vem se rastejando pelo mato do clube, entram trabalhar pelo portão do fundo e depois ficam reclamando da bosch e falando que o abono podia ser melhor!
    Chefe nenhum deveria pedir para o funcionário passar por tal humilhação de ter que entrar “pelos fundos” como se fosse um fugitivo, ou como se eles fossem bandidos. Afinal, o funcionário entrou pela primeira vez pela porta da frente! E mais funcionário q se submete a isso eh um bosta, pq não briga pelo que eh dele mesmo.
    Voces que estão entrando pelo clube da Bosch, e os que trabalham no turno da tarde e estão chegando 12:00 pra não serem barrados, peguem seus abonos e DEVOLVAM para a Bosch, já que tem tanta pena deles!
    Eu trabalho na Bosch a 7 anos e não entrei. E se vcs querem saber os nomes dos LTI e LTU que estão colocando pressão ai esta: Arlindo, Jeferson, Luciano, Clovis, Adão, Julio, Edilson, Fernando, Rafael, Joao Loco.
    E vc Ltu Arlindo todo mundo sabe que a tua vontade eh ir para a Volvo, então não fica falando para os funcionários irem para La, afinal se cair na boca da diretoria, vc tbm vai levar um PE na bunda.

  3. funcionario do financeiro disse:

    Galera se liga nessa!

    A Bosch tem contrato com a manserve de quase 1 milhao de reais para troca do layout de toda a fabrica, sao obrigados a dar ferias para nao perder esse dinheiro, galera a bosch esta com a ultima proposta pronta, de abono e aumento com valor que pedimos, mas vai deixar pra ultima hora pra por em votaçao, vai ver se ganha pelo cansaço, galera nao desistam e levantem a mao contra essa proposta redicula que temos hoje, trabalho no financeiro e sei das coisas que estao escondidas, ela tem que fechar o acordo o mais rapido possivel com menor valor possivel, esse é o objetivo do Diretor peruano. Eu levanto a mao a favor da bosch pq sou obrigado. Mas vcs sao os valores bosch, vcs que fazem as coisas funcionarem, força pessoal e nao deixem seus lideres apavorarem suas cabeças, unam a equipe que trabalha e votem nao, e fiquem la fora, se todos do processo pensar igual fica dificil eles punirem alguem, força pessoal !!!

  4. Rafael disse:

    Queria deixar bem claro os assédios que estamos sofrendo por parte do ridículo LTI Luís Fernando não adianta precionar nós do 2° turno não vamos entrar e pode apostar nossos clientes pagarão por vc F.d.p Luís…….

  5. Nome ficticio disse:

    OLA, GOSTARIA DE SABER SE COM OS NOMES DE PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO ASSÉDIO MORAL, SERÁ TOMADO ALGUMA ATITUDE…
    OS LIDERES E COORDENADORES QUE ESTAO FAZENDO PRESSAO E ESTAO TENDO OS NOMES COLOCADOS AQUI, TEM QUE SER PUNIDOS!!!

    • admin disse:

      Sim, amigo boscheano, estão sendo tomadas várias atitudes:
      – O Sindicato está encaminhando os nomes para a matriz da empresa, na Alemanha. A direção da empresa e a coordenação do Comitê Mundial de Trabalhadores ressaltou ser muito importante enviarmos os nomes e os detalhes do assédio.
      - O Sindicato também está enviando para a matriz na Alemanha e para o Comitê Mundial todo o relatório de denúncias feitas pelos boscheanos por meio do Blog. Por isso, quanto maior a riqueza de detalhes do relato, melhor é (data do assédio, hora, o que foi dito, como se deu, quem praticou, com que freqüência, etc.).
      - Estas denúncias dos boscheanos também estão sendo base para uma denúncia formal ao Ministério Público do Trabalho, que será feita esta semana, também com os nomes dos líderes que estão executando o assédio.

      Forte abraço

  6. Anonimo disse:

    Ola, tenho percebido varios discursos dos líderes e coordenadores nos quais sempre dizem o seguinte:
    -Olha só pessoal, voces tem que pensar na familia de voces… Porque se voces ficarem desempregados nesta crise, pense na familia de voces… Ninguem sabe o dia de amanha… A greve pode fazer a empresa a fazer demissoes… Se aprovar o aumento de algum lugar eles vao tirar (demetir)…

  7. indignado disse:

    A que ponto estão chegando…
    Gente, tem LIDER ofertando até promoção para companheiros nossos entrarem, não é um absurdo? porque não fala em promoção e aumento no dia a dia de trabalho? onde esta a politica de competência? Galera é nesta hora que devemos unir forças e mais forças contra esta maldita liderança que tbm são pau mandados.
    Força e união sempre.
    Sr M.M vou te preservar desta vez, se ligue meu irmão…..

  8. indignado e desanimado disse:

    Eu quero q se
    FODA essa porra de diretoria que colocaram na Bosch Curitiba, não tem vergonha na cara se ficar mendigando 1,5% de aumento, estamos aqui para ganhar o pao de cada dia e não estamos pedindo esmola. Parabenizar TODAS as outras empresas que valorizam os funcionários e dizer que ano que vem vamos trabalhar juntos, pq não aguento nem olhar pra cara dessa pelegada que tem na Bosch Curitiba.

  9. TRATAMENTO E GALVANICA disse:

    agora quero ver esse LTI conhecido como edilson vulgo irmãozinho se por na frente dos onibus fazendo assedio moral para que os funcionarios entrassem na marra , ontem ele viu como que ELE vai entrar se não for por bem vai na porrada e que continuemos assim força aos irmãos do SEGUNDO que mesmo com toda pressão ficamos até as 17:30 e hj será assim de novo queremos um aumento digno .
    SEGUNDO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO !!!!!! gostariamos que fosse todo os turnos

  10. joca disse:

    HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS DE INTELIGENCIA QUE AS VEZES FICO PENSANDO, QUE A BURRICE É UMA CIENCIA……

  11. Ao Boscheano disse:

    Será que a liderança não entendeu ainda que nós não queremos entrar??

    Não precisa de lider la fora tumultuando nossos protestos, queremos 3% de aumento real mais 4mil de abono, e se virem com esse papo de flexibilização aí é o Ministério Público que vai entrar no meio para tirar os Fusion e 14° salário da chefia.

    E esse assédio de vcs estão com os dias contatos, pois vai ter uma redução de 30% desses lideres, aí eu quero ver líder que come merda pela Bosch, sair chorando e dizendo: a Bosch me abandonou.

  12. CLP disse:

    Reunioes no CLP com mais de uma hora de duração chefe e LTU nos pressionando no 1° turno, e dizendo ” que quem faz greve hoje em dia está fora da Bosch” .

    O pior é o pessoal que acaba entrando e caindo na armadilha dos líderes, vamos continuar mobilizados, que a coisa ta feia para o SR Korioth.

  13. Infelizmente Anônimo disse:

    Somos pressionados diariamente na bosch, os chefes fazem reunião com os colaboradores dizendo assim: “Pessoal, estão todos entrando trabalhar”, porém não comentam que é de livre e espontânea pressão por parte deles. O Sr Valmir Seguro (Gerente da CLP) fez uma reunião com o pessoal da logística e teve a audácia em dizer que não era compensatório ficar lá fora para brigar por 1,5% de aumento, ora essa, se é tão pouco porque a Bosch não dá os 3% de aumento. Outro fator é que os chefes disseram que a Bosch só iria negociar se os colaboradores entrassem trabalhar, nós entramos trabalhar e nada aconteceu. Pior são os lti’s que são capacho da empresa não tem vergonha em mentir para os colaboradores nas reuniões chega momento que até se confundem entre eles. Por isso deixo aqui minha indignação.

  14. informaçãoimportante disse:

    Caros companheiros da Bosch, segundo o proprio site da empresa em 2011 eram 4600 funcionários, em 2012, depois das turbulências e várias ondas de demissões, já se fala em 2700 funcionários, e agora a pressão interna fala ainda em aproximadamente mais 400 demissões, ou seja, diante deste cenário não há trabalhador que não esteja preocupado, com esta redução de mais de 50% do quadro de funcionários, muitos destes companheiros demitidos procuram seus direitos, pela humilhação, falta de reconhecimento e assédio moral. É preciso a mobilização de todos para registrar e selar em frente aos juízes e tribunais nossos direitos, vamos usar e abusar destes recursos, pois só assim poderemos fazer valer nossos direitos e acabar com esta represália aos trabalhadores.

  15. Desacorçoada com as barbaridades da bosch disse:

    Há dez anos atras foi quando entrei na bosch, na qual me orgulhava e enchia a boca para dizer que trabalhava na empresa Robert Bosch,
    Foi desde aí que começaram a enrolação com políticas salariais, sempre inventando uma desculpa pra não subir os operadores de cargo.
    Hoje,depois de dez anos praticamente, eu me envergonho de dizer que trabalho nesta empresinha que vive chorando as pitanga por aí, e mais me envergonho quando um operador que acabou de entrar me pergunta se eu já sou operador 3 e eu tenho que dizer que não sai do operador 1 ainda, e nao venham me dizer que eu não corri atras pra subir porque isso não é verdade, corri, e corri muito atras disso, depois eles acham que eu me conformei, não é isso não, eu desanimei,não vejo a hora de não precisar mais trabalhar pra poder sair desta empresinha que já era e faz tempo. Há mais ou enos 15 anos atrás as pessoas entravam ganhando 3 salarios e meio, agora está bosta chora para pagar nem dois salarios de inicio, é uma vergonha isso aí.
    Bom gente, é isso ai, pronto falei tudo que tava engasgado na garganta…

    • Martin Luterking disse:

      Antigamente sempre perguntavam se a Bosch estava contratando, era o sonho de qualquer um, tal como hoje é a volvo.

      Hoje se alguem trabalha na Bosch a unica coisa que perguntam é:
      - A bosch ainda ta demitindo?

      • AQUI JAZ ROBERT BOSCH disse:

        OU PERGUNTAM ASSIM: VOCE AINDA TÁ NA BOSCH?????????
        nao sei se me perguntam pela quantidade de demissoes ou pela moral da Bosch que está em baixa… ou os dois…

  16. tratamento térmico. Chega de pressão! disse:

    No tratamento térmico tem líder controlando até o horário da ginástica laboral isto é um absurdo.
    Ficam espiando os colaboradores pelos cantos, como sinal de represaria transferiram dois dos colaboradores para o Bico na tentativa de desmobilizar o grupo que este cada vez mais unido, não adianta pressiona o tratamento térmico não vai cai nesta pressão.

  17. Desmotivanilson disse:

    Nesse momento estou me preparando para dormir e amanha acordar as 4 e 30 da manha para mais um dia de trabalho. Gostaria muito que fosse em uma empresa que valorizasse seus funcionários e que estes fossem unidos e lutassem por um mesmo objetivo. Infelizmente essa nao é a realidade da bosch Curitiba. Amanha quando descer do ônibus terei que me deparar novamente com a lamentável cena de trabalhadores divididos de um lado e do outro da rua. Todos pressionados e coagidos para engolir a proposta vergonhosa imposta pela atual diretoria da empresa, mas poucos dispostos a mostrar isso para as câmeras de segurança instaladas no portão principal de acesso ou para seu chefe, que na reunião do dia anterior pediu para que ficasse ao seu lado no orelhão do lado da banquinha.Essa não é a empresa que sonhei em trabalhar, e a qual me orgulhei de entrar ( antes de conhece-lá é claro). Apesar de todas as reuniões e de ter a certeza de que me depararei novamente com meu chefe de sessão na entrada das catracas desrespeitando a opinião, minha e de meus colegas, que em umas das reuniões encheu a boca pra falar que deveria ser respeitada, eu estarei lá com a cabeça erguida sem medo de me posicionar contra essa proposta que TODOS sabem que não esta a altura de uma empresa renomada como esta, mas POUCOS tem a coragem de dar a cara a tapa para demonstrar isso. Chega de assédio moral, nao podemos admitir que isso continue na bosch Curitiba, nem que para isso muitos dos que estão ficando lá fora, assim como eu, tenham que perder o emprego.

  18. muitotriste disse:

    trabalho na bosch a 4 anos nao consigo mas entar para trabalhar em épocas de negociaçoes é reuniao todo dia um clima de terror e medo na fabrica mas as coisas estao mudando nos estamos cansado com este tipo de assedio moral deichar aqui tbm meus comentarios sobre o governador beto richa as eleiçoes estao ai nos metalurgicos de todo para temos q tirar este ditador q é só empresa e esqueceu quem o colocou no governo..parabens ao sindicato q esta em porta de fabrica dia a dia meus parabens para vc sindicalista lacraia rapaz q faz oq faz com amor e esta fasendo muito bem

  19. LTI disse:

    força chao de frabrica vcs nao sebem a força q vcs tem e a força q o sindicato de vcs tem isso só vai mudar quando vcs todos ficarem igual ao segundo turno percao o medo e nao caiam na presao da bosch meus parabens para o sindicato q esta fazendo um trabalho ótimo i meus parabens principalmente para um sindicalista novato q esta ai q esta sendo comentado pela fabrica inteira….bosch vergonha

  20. Fora disse:

    Gostaria de reclamar sobre o LTU Marcio Grilo só porque virou líder se acha no direito de nem dar bom dia ao colaboradores e tem coragem de fala ainda : comigo nao tem brincadeira eu mando embora mesmo! e quando ele for mandado embora? ou ele acha que a empresa vai sustenta ele pra sempre?

  21. Roberto disse:

    Recadinho para o P.L… P., nessas negociações quando você está pressionando seu pessoal, você já comentou com eles que usou o dinheiro do cartão corporativo da Bosch para levar sua mulher para Alemanha? Quero deixar bem claro que quase toda a fabrica sabe disso,vamos levar p frente isso pessoal,vamos passar para o canal de denuncias que vcs tem nos cartazes dos banheiros,acho que é compliance. Denunciar dentro da Bosch nao adianta,sao todos farinha do mesmo saco.

  22. anonimo disse:

    O que eu mai fico indignado e que temos que ir no canal direto e o ano inteiro ouvir “juntos vamos construir o futuro” juntos?? como a empresa pode falas isso se ela se impõe e nao apresenta nem uma nova proposta para os trabalhadores! e agora que começaram as denuncias os lideres sorridentes mas nao para de fala que a gente vai sair perdendo com a mobilização e esse diretor não esta nem ai pro que esta acontecendo??

  23. he man disse:

    Imagine agora sua liderança fizesse uma reunião e começasse com as seguintes frases:

    “É minha intenção, além de contribuir para amenizar as diversas formas de carência, promover o desenvolvimento moral, físico e intelectual das pessoas”.
    Dita em 1935, por Robert Bosch

    “Não pago bons salários por ter muito dinheiro. Tenho muito dinheiro porque pago bons salários”.
    Robert Bosch

    E a minha preferida, em resposta a minha liderança que me questiona todos os dias que faço protesto em frente a empresa :

    “primeiro o trabalhador depois o trabalho”
    Robert Bosch

  24. Anonimo disse:

    Bosch,invented for life ????
    Lideres,a pressão de hoje vai refletir no amanhã.
    Conversando com colegas de trabalho na fabrica em geral,pude observar que problemas de qualidade virão após essa nagociação,ai a pressão vai ser dos gerentes em cima de vocês…Boa sorte aos lti´s e ltu´s. :-)

  25. anonimo agulha disse:

    Paulo lima seu incopetente,você pressionou colaboradores da agulha a entrarem pelo mato seu pilantra. Só o pessoal da agulha que entrou na noite do feriado,porque você pressionou ameaçando com perda do emprego etc. Dentro da Bosch você está sendo o CARA,pois fez todos entrarem forçados,mas com essas denuncias será que a Bosch não vai querer se livrar de pessoas como você para mostrar que está mudando?

  26. ANONIMO disse:

    João,eu já trabalhei com esse Paulo Roberto Lima,hoje um LTU incopetente,assim como era incopetente quando trabalhava como operador na galvanica,ele durmia no vestiário no terceiro turno,usou o jeitinho brasileiro para levar a esposa para a Alemanha usando o dinheiro da BOSCH do cartão corporativo… Agora que ser um cara exemplar,eu hein….
    Responde ai Paulo Lima,você quer que seu filho trabalhe na Bosch? Perguntei trabalhar e não dormir nos vestiário…

  27. João disse:

    Boa tarde,gostaria que vocês divulgassem na próxima carta o nome do nosso LTU Paulo Lima da Agulha,ele já me prometeu que quando começar a mandar pessoas embora eu vou ser um dos primeiros,já que eu não fiz o que ele pediu.Ele pressionou para que eu chegasse as 21:30hs sendo que eu bato o crachá as 23:55hs. O pior absurdo que ouvi,foi que era para entrar e não bater o crachá até as 23:55,era para ficar escondido no vestiário,pois se eu registrasse meu ponto antes da 23:55hs ele ia me dar edvertência. Esse cara está muito longe de ser um lider. Parabéns pelo excelente trabalho de vocês.

  28. Maurinho disse:

    Estou trabalhando nesta empresa a mais 10 anos sou operador I , em todas avaliações que tive feita pelos supervisores falam que sou exelente funcionario, mas na hora de me dar uma promoção ou aumento de salario por mérito a empresa diz que está vendo que está sendo implantado a politica de competencia, mas até hoje eu estou esperando e nada, estou ainda como operador I. É uma vergonha essa enrolação que fazem com nós funcionarios da Robert Bosch. E chega ná epoca de negociações de dicídio a empresa se nega a pagar 3 por cento de aumento real , e lideres e chefes nos assediando fazendo ameaças que vão mandar embora.cada dia que passa fico mais decepicionado com a empresa que eu trabalhlo………………………………

  29. anonimo disse:

    Fora Duilo! Fora Martins! Fora kuriot!

  30. PARA OS PAGA PAU DA MANUTENÇÃO.. disse:

    Esses caras da manutenção tambem são paga pau , entram todos enfilerados pela manhã ,,só para fazer volume e desmotivar a luta do chão de fabrica , se liga seus paga pau…. e depois ficam com essas cara de cadélinhas FALANDO MAU DA BOSCH…..

    • anonimo disse:

      CONCORDO , PARECE QUE QUEREM APARECER, TRAIDORES DA CLASSE METALÚRGICA. TANTAS EMPRESAS PAGAM MELHOR QUE BOSCH , QUE VERGONHA ,PELEGOS.

    • PAGA PAU MANUTENCAO disse:

      Esses paga pau da manutencao ficam reclamando de salarios, dizem q a Bosch tem o pior salario, mas nao hora de fazer alguma coisa grudam no chefe deles e entram. La dentro nao fazem nada e ficam dizendo q a empresa quer usalos como influencia…

      • Anônimo disse:

        Sem falar qui toda sexta feira se reunem no horario de trabalho e ficam mais de uma hora comendo bolo e solgados qui tra zem de casa ,isso tambem não é uma hora de paralização? éssa paralização da manutenção ja dura anos!!!!!!!!!

  31. boscheano disse:

    É lamentável que essa empresa chegou neste ponto , será que os clientes da Bosch gostariam de saber deste assédio moral ? Quando ROBERTO REQUIÃO era governador, mandava a polícia para prender os bandidos, e não vigiar os trabalhadores. Agora o atual Beto Richa , acha que somos baderneiros e bandidos , a pedido da empresa , já colocou até pelotão de choque , e polícia todos os dias, quando prefeito ganhou o centro de treinamento , que ficava ao lado ct/401 , será que algo mais ? As eleições de 2014 logo chega , democraticamente tiramos LUCIANO DUCCI , agora metalúrgicos , nas urnas chegou a vez do BETO RICHA , que só defende os empresários. Reflitam e vamos a luta!!! Gleisi Hoffman vem aí!

  32. barbaridade disse:

    tem LTU aí na Bosch ,Evandro Baccin que teve a coragem de dizer para alguns dos seus colaboradores, que salário não motiva ninguém, ora se é isto, então o que faz voces voltarem para casa todos os dias, e para suas familias, se não tem salário, a família tb sofre, não é porque vcs. foram promovidos a “líderes” que são o dono do mundo, sai da caixinha seus urubuzinhos, pois não passam disso, nada mais que urubus.

  33. peao camelo da bosch disse:

    a chefia liderada pelo senhor Dirceu Korec e celso que mais parece o xereque, assedia os trabalhadores da RP dizendo que se a proposta da bosch nao esta boa para o peao, tudo bem la fora em outra empresa pode ter proposta melhor, em outras palavras, peça para sair se nao esta satisfeito com a migalha que estao oferecendo.E ainda somos precionados a entrar trabalhar, pressao essa exercida pelo senhor Beijamim que mais parece um lider de rebeliao precionando e puxando os trabalhadores para forçarem a entrada mesmo que contra as orientações do sindicato, espondo o trabalhador a possiveis represalhas

  34. LTI disse:

    Pessoal sou LTI na Bosch, e estou nessa função há quase 20 anos. Quero que saibam que a pressão que vcs sofrem, nós sofremos em dobro. Não desistam de lutar, pois essa proposta que a empresa fez, assim como foi no PLR, é uma vergonha, me sinto envergonhado de ser obrigado a dizer nas reuniões que a proposta é muito boa. Deixo o recado principalmente para os operadores do 1º turno, sei que a pressão e o assédio é grande em cima de vcs, mas continuem mobilizados, pois nós líderes não podemos fazer nada, infelizmente somos fantoches da empresa, mas temos família e temos que suportar. Fica a dica, continue com a mobilização de vcs apenas não se exaltem, pois vcs acham que aquela camera na frente da empresa é só de enfeite?

  35. anonimo disse:

    durante muitos anos a Bosch, vem assediando seus colaboradores nas negociações, e neste ano, a negociação seguiu rumo nas orientações do sindicato, elegendo-o procurador, para acabar com a exposição dos colaboradores em frente a empresa, que tem insistido em expô-los, não aceitando a negociação e recusando apresentar nova proposta, o confronto entre partes é inevitável pela falta de flexibilidade, e pelo abuso de poder imposto à seus colboradores.

  36. TODOS OS FUNCIONARIOS disse:

    SENHOS KORIOTH,,, PELO AMOS DE DEUS , MELHORE ESSE PORTUGUÊS E ENTENDA QUE SEU PINTINHOS ESTÃO ACABANDO COM A BOSCH..

  37. CHEFE JEAN FDP.. disse:

    jean chefe da cipa, ve, um tremendo FP,assediando ameaçando os trabalhadores e forçando a entrar na marra nas assembleias realizadas de manha ,puxando a fila um paga-pau…

  38. TRATAMENTO TERMICO PRIMEIRO TURNO.. disse:

    Olá pessoal amanha dia 05/12 vamos parar essa porra ,, Ja que eles ameaçaram demitir quem tava no protesto , então tamos todos ferrados já e se livramos do HOSPICIO,,, eo Arlindo Santos que crie vergomha na cara e tenha mais educação com funcionarios BOSCH,

  39. Meire disse:

    Sou do 1º turno, quero parabenizar o 2º turno, pois são guerreiro, estão aguentando firme la fora, pessoal vocês são 10

  40. Meire disse:

    Estou muito triste, pois os lideres que dizem ser nossos amigos, falam que precisamos aceitar a proposta da empresa, só para ele ficarem bem com o presidente Daniel.
    Os lideres do DHK estão puxando a turma para dentro, só com o olhar deles o pessoal entra. principalmente o do LTU MOURA.

  41. Bosch Curitiba está no caminha errado. disse:

    “A empresa vai contatar a diretoria da empresa (em Curitiba) e pedir uma posição sobre os acontecimentos relatados. Nós chegamos a acordo de que é absolutamente intolerável que encarregados de segurança armados sejam infiltrados nas Assembleias de trabalhadores”.

    Alfred Löckle

    Será que a diretoria não percebeu que assédio moral, está indo contra os valores BOSCH???

    Fora Duílio, Martins e Korioth!!!!

  42. Sou LTI. Não aguento mais. disse:

    Só quero dizer aqui (e espero que seja mentira), dos comentários de bastidores, no dia de ontem, entre LTI`s e LTU`s. Não vou dizer o setor em que trabalho, pois posso expor meus colaboradores, e isso não quero. Mas, ontem, o que se ouvia é que o sindicato já “abriu as pernas”. Que, como sempre, fazem algazarra e depois amolecem e a proposta da empresa prevalece. Que a opinião pública não vai acreditar em um bando de baderneiros que dizem haver assédio moral na empresa. E isso, é o que mais acontece, também em cima de nós.
    Mas eles dizem veementemente, que o sindicato já desistiu, que abriu as pernas, se rendeu. Será?????? Como disse, espero que seja mentira.
    Assim como MUITOS de meus colegas “capas preta”, que não podem se expressar, sou totalmente contra a LAVAGEM CEREBRAL que a empresa nos faz. Em uma reunião na semana passada, o sr. Martins (a quem acho extremamente competente) e o sr. Duilo Damaso, nos falou que poderíamos ficar sem décimo quarto salário, dependendo do andamento da negociação. O teor das reuniões são sempre os mesmos e em tons exaltados:
    - VOCES TEM QUE FAZER A PRODUÇÃO APROVAR A PROPOSTA DA EMPRESA;
    - QUE TIPO DE LIDERANÇA SÃO VOCES, QUE NÃO CONSEGUEM CONVENCER SEU PESSOAL;
    - QUERO QUE TODOS VOCES SAIAM E TENTEM TRAZER SEUS FUNCIONÁRIOS PARA O TRABALHO;
    - SE A PROPOSTA DA EMPRESA NÃO PASSAR, ESTAMOS COM O PESCOÇO A PREMIO. TANTO GERENTES COM VOCES, PRINCIPALMENTE.
    Somos massa de manobra, que assim como o chão de fábrica, passamos por humilhações muito piores.
    Não aguento mais, só que tenho filhos e não posso pular do barco sem ter algo em vista.
    Mas, na Bosch hoje, não há perspectiva nenhuma prá ninguém.
    Por favor, não desistam, pois não podemos nos manifestar.
    Outra coisa, a empresa diz que a proposta não foi votada, façam votação secreta na saída do primeiro e entrada do segundo turno, assim garante que o ADM só vai votar UMA vez. E garanto, até nós, LTI`s e LTU`s, poderemos reprovar essa vergonha que a empresa nos obriga a fazer.

  43. Anônimo.... disse:

    Todos os relatos feitos pelos colaboradores da Bosch é a mais pura realidade.Trabalhei na empresa quase 12 anos, na seção MSW12 que faz parte o tratamento térmico e a galvânica. Sempre colaborei com a empresa fazendo horas extras, não faltava e nem tampouco chegava atrasado…mas no entanto era perseguido pelos Supervisores que hj recebem a denominação de LTi e LTU. Os principais lideres que fazem assédio moral são o Sr. Joaquim Campos, Leomar Bispo e Arlindo Santos. Para estes nenhum funcionário presta, teve uma vez que o Joaquim chamou os funcionários do Terceiro turno de “vagabundos”. Esses líderes conseguem até mudar a maneira de pensar da chefia, que apesar de sempre estar mudando não consegue implantar sua vontade. Esses líderes vivem criando situações para desagradar os colaboradores, tais como: mudar o operador de horário sem motivo, impedir que alguns funcionários vão para outras áreas e depois os demitem….O diretor deveria atentar-se aos seus líderes, pois a Bosch é, ou melhor, já foi uma ótima empresa para se trabalhar, mas se não mudar essa mentalidade da liderança vai virar manchetes e jornais e televisão com frequência por assedio moral….Sr. Kuriot não deixe uma empresa que prega a valorização do ser humano e tem em seus valores o respeito e a honestidade seguir neste caminho…Reveja quem são seus “homens” de confiança. Lembre-se: ” O bem mais precioso de qualquer organização é o poder intelectual de seus colaboradores”.

  44. Fernando disse:

    As reuniões que tratam de negociação salarial são uma demagogia total, pois toda a gestão enfatiza que devemos pensar em nosso futuro, pois você poderá ser demitido se não aceitar a proposta, mas não se enganem, pois a gestão está apenas preocupada com o próprio futuro aqui dentro, pois não quer perder de forma alguma todas as suas regalias, como carro, bônus de final de ano, EAV, etc… Enquanto os colaboradores devem aceitar a qualquer proposta ridícula que é apresentada pela empresa.
    A empresa nos cobra diariamente idéias para ajudar a empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade, mas contraditoriamente mantém uma enorme quantidade de gestores que não condiz com o real número de operadores e trabalhadores do administrativo, indo contrário a qualquer teoria de gestão administrativa de uma empresa. Essa grande massa de gestores aumenta os nossos custos fixos consideravelmente, mas como um grande cabide de empregos públicos, estes não sofreram com a reestruturação interna que nós viemos sofrendo ao longo dos anos.
    Nas últimas reuniões fomos pressionados a enfrentar o pessoal do sindicato e forçar a nossa entrada na empresa de qualquer forma, nem que esta atitude viesse a gerar conflito braçal com o sindicato. Recebemos várias ligações e mensagens de madrugada para que viéssemos à frente da empresa para enfrentar o sindicato em grupos. A empresa não se preocupou em momento nenhum com a nossa integridade física e desrespeita totalmente o nosso descanso e repouso da nossa família, pois quando recebo estas ligações e mensagens minha esposa também acorda e fica muito preocupada com toda essa situação que somos forçados a passar.
    Em contrapartida a nossa direção liderada pelo Daniel Korioth, cria uma fanpage chamada “Pensando Juntos Korioth”, para que cada colaborador mobiliza-se e ajuda-se a empresa mascaradamente a forçar o governo a mudar a nossa legislação, assim liberando a produção e comercialização de veículos de passeio movidos a Diesel no Brasil, a qual traria grandes benefícios para a empresa Bosch de Curitiba!
    Gostaríamos de saber onde estão os valores Bosch que tanto são falados internamente na empresa e principalmente o respeito com o colaborador?

  45. Anônimo BICO disse:

    Eu realmente espero que essa luta tenha muitos resultados, pois eu ja não aguento mais essas reuniões mentirosas de que a empresa esta mal das pernas, que o futuro depende da nossa aprovação desta proposta, se não for aprovado seram 300 pessoas sobrando com futuro incerto, ver pessoas consideradas pela liderança “fracas”(eu ouvi da boca de um deles isso), sendo precionadas a furarem o protesto, porq se não o fizessem, estariam na lista, e que não registrasem o cartão ponto pois esses horas seriam dadas um “jeitinho” mais tarde, ouvi tbem um lider fazendo um comentário, “que as imagens das câmeras estavão sendo cuidadosamente analizadas pois podem ver um pelo incravado dentro do nariz”.
    Quando eu entrei para trabalhar aqui na empresa + ou – sete anos atraz, me orgulhava muito de estar trabalhando em uma MULTINACIONAL, com muitos valores beneficios etc… mas hoje em dia vejo que tudo que falam pra vc quando vc entra funciona muito bem, NO PAPEL, no dia-a-dia a realidade é outra, fiquei com meu salario congelado por cinco anos, sem nenhum aumento, apos esses anos ainda ganho o que um novo colaborador que acaba de entrar na empresa ganha,se vc quiser melhorar e so estudar MENTIRA!! vi colegas fazerem curso de mecatronica durante 2 anos fazerem faculdade na area de mecanica onde para conclusão da mesma teria que fazer um estágio coisa que nenhum colaborador tem acesso, o colega teve que pedir a conta e tentar em outra empresa onde hoje esta muito bem…….. , dizem que todos devem trabalhar em equipe, se não for assim não serve para a empresa, ENTÃO VAMOS LUTAR EM EQUIPE, sempre ter em mente a melhoria continua, ENTÃO QUEREMOS A MELHORIA CONTINUA DO NOSSOS SALÁRIOS, ABONOS E PLRs, refugo zero, MENTIRAS,PRESSÃO E MÁ ADMINISTRAÇÃO ZERO

  46. isso é triste disse:

    TRABALHO a 2 anos e meio na robert DAMASO ou bosch MARTINS não melhor robert ALFRED BARBARIO esses sim tem pulso e todo poder de darem ordem aos CAPA PRETA de plantão esses SENHORES são os que trazem todo o estres e pressão para os |(COMPANHEIROS) do chão de fabricas os mesmo que estão tocando de 2 a 3 maquinas e no horário de revesamento chegão a tocar 5 maquinas isso sim são os VALORES DANIEL CURIOTTI desculpa errei de novo valores bosch.

  47. anonimo disse:

    Gente temos que continuarmos firme e fortes nao podemos aceitar tanta desigualdade la dentro !Como pode um 14 salario de um gerente ser tao auto, nao so deles mais de toda liderança qe nao eh nenhuma miseria como querem dar pra nos nao !
    Por isso temos que entra em greve ja pra poder tbm acabar cm essa pressao qe esta sobre nos que cada dia fica pior !Sindicato vamos entrar em greve !

  48. anônimo disse:

    infelizmente não é só na bosch, em todas as empresas multinacionais que tiram nosso couro só quer lucrar, se instalam no brasil com um monte de regalias que o governo dá e pro coitados que põe a mão na massa nada.
    Também favor senhores do sindicato abrir um blog para os companheiros das montadoras principalmente a volkswagem do brasil que é a pior , vixe vai chover denuncias!!!

  49. Anônimo disse:

    é isso ai eu ja pedi para m mandarem embora pois nao aguento mais essa presao sobre ec sindicalistas ai q estao citando todos nos sabemos quem é,é o companheiro lacraia parabens sergio pela sua escolha em colocado no sindicato da bosch ele representa muito bem nos dentro e fora da frabica chega de assedio moral gente vamos a luta…

  50. Anônimo disse:

    Isso ai uma vergonha para o trabalhador da bosch esse clima de terror ai colocado pelo senhor Duilo damaso e pelo nosso diretor senhor Daniel kuriot tbm uma vergonha do senhor governador beto richa quem recebeu votos dos metalurgicos e agora em nossa negociaçao enche de policia cuidado beto tem eleiçoes por ai, e parabenizar o sindicato pelo trabalho q voces estao fazendo defendendo o trabalhador nossa luta só esta começando vamos sair de cabeça erguida ….parabens a todos companheiros de luta aqueles q c dao valor e nao concordam com essa ditadura q esta acontecendo

  51. Anônimo disse:

    Estamos recebendo pressão dos lideres de turno Jair mossato ,Paulo gonzaga e do chefe de seção Valmir Saladine e tem tambem um chupetão chamado Edison Alves precionando o pessoal porque ficaram la fora e senhor Valmir disse que esse mes caiu a produção agora vamos ter que arcar com a consequencia por ficarmos na paralização . BOSCH JA ERAAAAAAAAAAAAAA……..

  52. AOS CUIDADOS DOS LTIs,LTUs E CHEFES EM GERAL disse:

    PEGUEM O SEU 14° E COMPREM CALSINHAS,SUTIÃS E ABSORVENTES SEUS BOIOLAS E MANDEM AS SUAS ESPOSAS RODAREM BOLSINHA NA FRENTE DA BOSCH PARA DAR MAIS LUCRO PARA A EMPRESA ,SEUS KORNOS….!

  53. Anônimo disse:

    É COM MUITO PESAR DEPOIS QUINZE ANOS ESCREVER QUE ESTOU COM STRESS DE TANTO ASSÉDIO, E TERRORISMO MORAL QUE EU E TODOS OS MEUS COLÉGAS BOSCHEANOS ESTAMOS SOFRENDO POR PARTE DESTA MISERÁVEL ADMINISTRAÇAO ATUAL ,DOS DESUMANOS DANIEL KURIOT E DO DUÍLO DAMASO. ESTA MISERÁVEL ADMINITRAÇAO CRIOU A PRETESTO DE COMPETITIVIDADE UMA VERDADEIRA POLITICA DE ARROXO ENCIMA DOS OPERADORES,QUE NAO TEM MAIS AUMENTOS JUSTOS DE SALARIOS, PROMOÇOES ,OU PLR JUSTO,QUERENDO SEMPRE REDUZIR CUSTO SÓ NO LOMBO DOS OPERADORES DE PRODUÇAO.PAGANDO-SE PLR,ABONO,PREMIOS, DECIMO-QUARTO SALARIO E OUTRAS VANTAGENS PARA LIDERES , AJUSTADORES E ADMISTRATIVOS DE APOIO PARA TENTAR QUEBRAR A MOBILIZAÇAO DOS DEMAIS FUNCIONARIOS DO CHAO DE FABRICA .ESTES COVARDES E TRAÍRAS SUBORNADOS PELA DIREÇAO FORMAM AQUELE BLOCO COVARDE QUE SE FORMA ESTRATEGICAMENTE NA FRENTE DE ENTRADA PARA FURAR A ORGANIZAÇAO DOS TRABALHADORES,PARA TUMULTUAR E ENTRAR A QUALQUER CUSTO, PARA TENTAR ENFRAQUECER O MOVIMENTO POR MELHORES SALARIOS,PLR ,ABONO E O TÃO SONHADO POR TODOS NÓS’ ‘O VALE MERCADO” QUE ESTA DIREÇAO MISERAVÉL NAO SE QUER, NEM ADMITE DISCUTIR CONOSCO FUNCIONARIOS .É REALMENTE TRISTE PRA MIM OUVIR COLEGAS DE OUTRAS EMPRESAS TIRANDO MUITAS VESES SARRO DAS NOSSAS NEGOCIAÇOES QUE NAO AVANSAM E TEM QUE SER RESOLVIDAS NA JUSTIÇA.TODO ANO AGORA TODOS NÓS DA BOSCH SOMOS OBRIGADOS A IR PARTICIPAR DE UM CIRCO ONDE O MISERAVÉL DO DIRETOR SR.KÚRIOT FAZ AS APRESENTAÇOES E PEDE UMA SALVA DE PALMAS PARA CADA MEMBRO DA DIREÇAO E PARA ELE PROPIO,ISTO É UMA VERGONHA ,NAO APLAUDA QUEM METE AMAO NO NOSSO BOLSO.UM CIRCO ONDE A GENTE SE SENTE UM VERDADEIRO PALHAÇO.JÁ CONSULTEI UM MEDICO PARA TRATAR O STRESS GERADO NA BOSCH E VOU METER ESSA FIRMA QUE TANTO AMEI NO PAU POIS ESSA DIREÇAO MISERAVÉL ESTA TRANSFORMANDO-A NUM FUNDO DE QUINTAL SUJANDO O NOME BOSCH E SUA QUALIDADE…. POIS SE SEUS FUNCIONARIOS NAO PRECISAM TER QUALIDADE DE VIDA,SERÁ QUE OS PRODUTOS TEM OU VAO CONTINUAR TENDO COM ESSA ADMINISTRAÇAO MISERAVEL QUE QUER REDUZIR CUSTO A QUALQUER CUSTO .KÚRIOT ,DUILO PONHAM A MAO NA CONCIENCIA SE É QUE VOCES TEM,PAGUEM UM PLR E UM ABONO JUSTO A ALTURA DO NOSSO ESFORÇO E TRABALHO,AFINAL ATÉ AS EMPRESINHAS ESTAO PAGANDO MAIS QUE VOCES-MISERAVEIS SERÁ QUE NAO ESTAMOS TRABALHANDO OU NAO ESTAMOS DANDO LUCRO E QUALIDADE PRA VOCES-MISERAVEIS A PONTO DE NAO MERECERMOS.O NOSSO PLR TEM QUE MELHORAR OU A JUSTIÇA VAI MANDAR ABRIR A CAIXA DE PANDORA DOS VERDADEIROS LUCROS DESSA UNIDADE E A EMPRESA VAI TER QUE PAGAR O QUE É JUSTO PARA CADA UM DE NÓS , FALANDO DE PLR ,O QUE EU TENHO A VER COM NUMEROS DE VENDA DA ANFAVEA PARA PREJUDICAR MINHA PLR SR.DUILO MISERAVEL DAMASO E SR.DANIEL KÚRIOT MISERAVEL.

  54. AO SR. DANIEL KORICORNO.. disse:

    CADE OS VALORES BOSCH SR.DANIEL KORICORNO,GRINGO FDP EXPLORANDO E HUMILHANDO OS TRABALHADORES,VOLTA PRA SUA TERRA SEU SAFADO,CORNO,VAI CUIDA DA TUA MULHER!

  55. Anônimo disse:

    Sou líder na bomba VE, tenho vergonha de dizer isso mas sou obrigado a fazer pressão, pessoal faça protesto mesmo que a pressao que eu e alguns outros lideres são apenas teatro, reconheço a luta que vcs fazem, eu tenho que me segurar porque sou a minoria. pessoal se depender de mim eu apoio essa luta, e nao vou prejudicar ninguem, pode confiar, se todos lutarem nao podemos punir todos, agora se ficar pouca gente la fora, talves nao podemos fazer nada pra defende-los. força!

  56. Anônimo disse:

    Tenho muita vergonha de trabalhar na DITADURA BOSCH LTDA…trabalho porque preciso do salario,lideres,chefes ,fazem o que querem ,humilhando,pressionando os trabalhadores a aceitar a proposta de miseria que estao oferecendo, como se os operadores estivessem passando fome,estou muito indignado e revoltado,LIDERES E CHEFES pensando que sao melhores que todo mundo,quero ver fora da empresa se sao tudo isso mesmo,nao honram nem a calça que veste,nem dentro de casa são homens, devem ser umas mariquinhas,uns frouxos!!

  57. Anônimo disse:

    O chefe de seção JULIO FILLIACI disse que a Bosch nao tem condiçoes de pagar o aumento real que pedimos, que a empresa não tem dinheiro. E aí Julio a um mês atra voces estava falando no clube pro time de futebol que a empresa tinha comprado 30 ford fusion, e aí será que o diretor vai achar bom seu comentário sobre os carros bem em época de negociação, sai daí seu véio fofoqueiro e tarado que vive assediando as meninas da bosch. Fala pra mim agora qe a Bosch nao tem dinheiro seu babaovo.

  58. TRATAMENTO TERMICO PRIMEIRO TURNO.. disse:

    QUERIA DEIXAR MEUS PARABENS PARA O CARA MAIS INTELIGENTE QUE EU CONHECI , O MAIS INTELECTUAL, O MAIS FUDIDO , O MAIS SABICHÃO, MELHOR QUE O JONNI BRAVO , MAIS ESPERTO QUE O PICA PAU , ELE NUNCA TA ERRADO ELE SEMPRE TEM A PALAVRA , ELE É O MAAAAAAIIIIIIISSSS PUXA SACO QUE EU JA CONHECI É O MAIS MANIPULADOR E FAZ O PIOR ASSÉDIO MORAL DA HISTÓRIA DA BOSCH ELE ÉÉÉÉÉEÉÉÉÉ OOOOOOO ARLINDO LTU DO TRATAMENTO TÉRMICO,,,,,,,, PORRAAA BICHO PELO AMOR DE DEUS ,, TODO MUNDO SABE QUE VC É LOKO PARA TRBALHAR NA VOLVO ,,SE VC TEM TANTA VONTADE ,VAI LÁ E NÃO FICA FALANDO NAS REUNIÕES PARA OS OPERADORES IR PRA LÁ ,,,,, QUE COISA FEIA HEN,,VC JA OUVIU ALGUEM FALAR QUE É SEU AMIGO ???????? DIFICIL NÉ ,, POR QUE SERÁ? (AI GALERA , VAMOS DENUNCIAR ESSES PELEGOS )….

  59. Anônimo disse:

    é muito triste a gente entra numa empresa pensando ser umas das melhores e na verdade o que a gente encontra é muito diferente…. pressões da chefia, nenhuma valorização, operadores a anos sem ganhar uma promoção, e em tempo de negociações então nem se fala, o jogo sujo por parte da empresa é algo assustador…..colocar policiais na frente da empresa pra inibir nossos protestos….mas aqui vai meu apelo aos sindicalistas que usam o microfone la em cima do camhinhão para meter o pau tbm no nosso governador que depois que ele assumiu o governo a policia é presença constante nos nossos protestos…….

  60. Anônimo disse:

    Meu sonho era trabalhar na bosch mas depois que entrei na empresa fui só me decepcionando toda negociação é mesma coisa só pressão.quando entrei os acordos com a bosch ainda eram bons agora estamos perdendo para qualquer empresa de fundo de quintal isso é uma vergonha pra uma empresa multinacional,eles ainda vem no canal direto dizer que a bosch não tem fins lucrativos e sua tecnologia é para a vida mas, não da valor nem na vida e bem estar dos seus proprios funcionarios. falam em reunioes internas que não fazem assedio.posso até estar enganado mas só situação de ver chefes indo lá fora buscar funcionarios para entrar trabalhar já é assedio.Mandam os funcionarios entrar até tres horas antes do espediente para evitar o contato com o sindicato,o funcionario fica lá dentro da empresa andando que nem um bicho sem ter oque fazer.falaram em reunioes que está sendo tdo filmado e tera consequencias pra quem ficou lá fora.ministerio publico pelo amor de Deus manda a bosch arrancar aquelas cameras de longo alcance pois só serve para retalhar o direito de expressao dos trabalhadores eles que coloquem cameras fixas somente nas entradas da empresa oque lhes enteressam filmar a rua!!!!
    É isso aí pessoal tem que ir pro pau com a bosch e seu Duilo que só olha para o proprio umbigo.

  61. Anônimo disse:

    Robert Bosch se estivesse vivo, estaria envergonhado do Sr Daniel Korioth e Sr Duílio Damasso, e todos esses gerentes chefes e supervisores da Bosch.

    “Nunca esqueça sua humanidade e respeite a dignidade humana ao tratar os outros”
    Robert Bosch

    Vim trabalhar aqui na Bosch á 3 anos e naquela época pensava até em me aposentar na empresa, mais hoje vi que os administradores dela são nojentos e estão acabando com os “VALORES BOSCH” e agora o que ficou foi a ilusão, a empresa pratica um assédio moral muito forte aos trabalhadores do chão de fábrica, somos humilhados a entrar pelos portões dos fundos da empresa, passar por cima de morros, por baixo de correntes, deixar o carro lá fora e entrar 2 horas antes a trabalhar sem bater o cartão… Se fizermos isso em dias normais levamos advertência e até podemos ser pressos. Tudo isso pelo simples fato de nós trabalhadores não poderem reprovar as propostas ridículas de redução de salário da Bosch, mais isso é só para o chão de fabrica porque nossos gerentes, estão andando de carros importados pagos pela BOSCH e ainda com tanque cheio a todo momento, agregado ao lindo 14° salários dos membros da chefia.

    MEU SENTIMENTO É DE VERGONHA, ESTAMOS LUTANDO POR DIAS MELHORES NA SOCIEDADE, E NEM O DIREITO DE REPROVAR AS PROPOSTAS DA BOSCH NÓS TEMOS.

    CHEGA DE ASSÉDIO MORAL, POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  62. Anônimo disse:

    Trabalho na Bosch e todo ano é a mesma coisa sempre essa humilhação, quando optei em trabalhar na indústria achando que seria o meu futuro entrei na Bosch, primeira empresa que trabalho tudo ilusão..não tenho medo de perder meu emprego seria um favor para min. Estamos cansados dessa palhaçada….Obrigada.

  63. Anônimo disse:

    A Bosch esta realmente fazendo assedio moral e pressão. Pedi demissão na semana passada por não agüentar mais as ameaças da minha liderança. Estou em tratamento medico e minha família esta sofrendo também. Eles não me demitiram e tive que pedir a conta com ameaças duras e falta de consideração pelos anos que trabalhei nessa empresa. Fico muito triste e decepcionado. Duvido que na Alemanha eles sabem que isso esta acontecendo aqui com os trabalhadores.

  64. Anônimo disse:

    isto q esta acontecendo ai só vai mudar quando nos fasemos isto q estamos fasendo agora na sexta feira do pessoal do chao de fabrica nem 10% do chao de fabrica entrou e nao vamos entrar queremos respeito e q tbm os orgoes publico tbm olhem por nos e tbm parabenizar o trabalho do sindicato estao de parabens e tbm vamos refletir nossas futuras açoes como nosso ilustricimo governador q em vez de manter policia em favelar ou em pontos de trafico de dogras manda policia para porta de fabrica sabe la por qual interece vamos pensar ano daqui dois anos tem eleiçoes e nos metalurgicos de toda categoria estamos de olho…chega de assedio moral e chega de perguiçao tbm contra alguns sindicalistas segunta vamso nos manter ainda mais mobilizados companheiros….

  65. Anônimo disse:

    bom tudo isso ai q esta sendo divulgado é vergonhoso mas é tudo verdade trabalho na bosch a 5 anos e estou no ponto de estourar e meter a mao na cara de meu chefe pela presao sofrida espero q o a ministerio publico esteja vendo isto e nao deiche só na mao do sindicato para nos defender pois somos cidadoes e pagamos nossos impostos pois é bom tbm lembrarmos q a bosch tbm esta praticando asedio moral contra sindicalistas dentro da fabrica queremos o futuro bom para a empresa mas tambem queremos um futuro para nos continuaremos na luta companheiros vamos manter com as paralisaçoes….

  66. Anônimo disse:

    Trabalho na bosch , mas ela não valoriza os funcionários, empresa que tem um lucro de mais de 50 bilhões de euros , afirma na imprensa que nenhuma das propostas apresentadas foi levada a votação ,ai começa as mentiras ,as jogadas da empresa , já foi levado sim a votação , e por maioria rejeitada, e nós recebemos pressão pela chefia ,tanto em reuniões ou individual para aprovar as migalhas que a empresa nos oferece, todos os anos por melhor que seja, é a mesma coisa, essa é a proposta e a bosch não pode dar mais, também tentam nos jogar contra o sindicato, ameaçando e dizendo assim: eles tem estabilidade e vocês .Mas se o sindicato não nos representar, quem vai, os chefes, ai que não pegamos nenhum aumento mesmo, vamos receber só ameaças e pressão. Estamos estressados ,humilhados , todos trabalham com medo com a postura que a empresa mantém .Vamos a luta companheiros , por aumento , e melhor de tudo dignidade , só unidos ,conseguiremos nosso objetivo.

  67. Anônimo disse:

    Quero denunciar Sr Pestana DHK, Sr Roberto Carlos CRI, Sr Damião CLP, Sr Raul Caetano CLP, Sr Paulo LTU CLP, o LTI Buiú da UP.
    Fazem um assédio moral na Bosch, já estamos cançados da mesma conversa. Nós queremos um salário digno . Agora vcs ja tem o grandioso 14° salário, chegam a hora que querem, não queremos polícia e nem segurança la fora, pois aqui não tem nenhum ladrão somos trabalhadores e queremos nossos direitos. Não vamos entrar nesse joguinho agora de amizade.

    Vamos juntos mudar nosso futuro.

  68. Anônimo disse:

    Boa tarde!
    Eu sou mais um dos colaboradores que esta sofrendo com este tipo de assédio.
    Sou um operador motivado, saio todos os dias de casa disposto a dar o meu melhor pois trabalho na Bosch porque gosto, mas de uns anos para cá estou ficando envergonhado, estão brincando com a mão de obra, tão achando que só porque trabalhamos no chão de fabrica somos ignorantes, deveriam dar mais valor a mão-de-obra que tem.
    Só esta semana já ouvi sai da boca de lideres (Nós temos décimo quarto porque estudamos para isto) ou (mão de obra para colocar e tirar peça da maquina você arruma em qualquer lugar, manda embora um e contrata outro), isso pode até ser verdade mas quero ver achar mão de obra qualificado e disposta a se sujeita as coisas que a Bosch impõem.
    Uma empresa que se diz social por realizar projetos na comunidade, mas não é capas de ser social dentro de sua própria casa, ou será que ser social é sai pintando muro de creche em bairro pobre, ser social é muito mais que isto é respeito seu capital humano em primeiro lugar, sair falando que não é uma empresa de fins lucrativo é fácil quero ver mostra no dia a dia respeitando seus trabalhadores, e dar a atenção necessária para estes possam sair da empresa todos os dias com vontade de voltar no próximo dia.

  69. Anônimo do 2 turno disse:

    Estamos com coragem a mesma coragem que o fundador Robert Bosch teve quando apostou em suas inovações e criou a empresa a empresa que esses diretores ,gerentes ,e lideres estão transformando em uma prizão pisicologica,nos sofremos o ano todo não é só em época de negociação ,tinhamos os uniformes todos iguais a primeira coisa que o seu Daniel fez foi diferenciar a cor das camisas para diferenciar o chefes e lideres dos operadores, acho que isso é desmotivador quando todos se sentiamos iguais o abiente de trabalho era muito melhor ,esperamos que alguem em algum lugar alguma autoridade ou algum diretor representante ba bosch no mundo ouça nassa vós , vós de milhares de pessoas que estão sendo torturadas não fisicamente mas pisicologicamente e automaticamente repassam esse sofrimento para seus familiares aumentando ainda mais o numero de pessoas prejudicadas por esses gerentes e lideres carrascos ,força se notar que companheiro do lado ta com medo demostre coragem vamos servir de orgulho para nossos familiares e gerações futuras que se conseguirmos mudar isso poderão trabalhar na bosch e não passar por isso, somos seres humanos e não maquinas temos sentimento e orgulho de nacer e um pais livre e democratico ,se soubecem tratar as pessoas com o devido respeito chegariamos a uma proposta boa para ambos os lados , liders recebendo aumento para maltratar ,umilhar,assediar moralmente e obrigar o trabalhador a fazer o que quiserem não,se até um animal reage se maltratado imagine nos seres humanos um abraço e meu respeito a todos homens e mulheres de todos os turnos que estão na luta .

  70. Anônimo ADM disse:

    Pessoal, não achem que o pessoal do administrativo não sofre pressão nem é coagido a aprovar propostas. Ou vocês acham que alguém que tem horário de trabalho das 8 as 17h vai acordar cedo e ir trabalhar as 6 da manhã porque quer? Vai porque é forçado, sabe que se não for vai ficar marcado, levar mijada no MAG, que isso vai ser usado como desculpa pelo seu líder quando for pedir um aumento ou promoção. Vai porque tem medo, sabe que está na posição que está por ter muitos anos de empresa e não necessariamente a formação e qualificação exigidas pela vaga, sabe que se for mandado embora vai ter dificuldades em encontrar uma vaga na mesma posição em outra empresa.

    E só para deixar bem claro um mensalista tem duas diferenças para um horista que trabalha no chão de fábrica, banco de horas e EAV no lugar do PLR. Porém o EAV paga no máximo 1,16 salários e a premissa é de que se o valor do EAV for menor que o PLR fechado pela fábrica recebe o PLR. Como o valor do EAV depende de metas individuais e as metas são quase impossíveis de serem superadas totalmente este valor de 1,16 salários também é quase impossível de ser atingido, ficando geralmente bem próximo de 1 salário. Então para a grande maioria dos mensalistas, senão todos, o valor recebido acaba sendo o do PLR, ou seja exatamente o mesmo pago ao chão de fábrica. 14o e outras regalias só para liderança.

    Abra o olho Bosch, os mensalistas estão de saco cheio de serem usados como massa de manobra e boi de piranha pela empresa, de serem forçados a bater de frente com os operadores e sindicato. Faz isso quem tem mais tempo de casa e sabe que não vai achar algo tão bom fora, o pessoal mais novo já está com o currículo solto pelos RHs da cidade. Falar de futuro como sem ter know how interno???

    • Anônimo disse:

      SE VCS ESTÃO SENDO FORÇADOS A FERRAR COM O CHÃO DE FABRICA, VÃO A LUTA DENUNCIE , MAS NÃO FIQUEM FERRANDO COM A NOSSA ASSENBLEIA NOSSO MOVIMENTO. VCS SÓ SABEM ENFIAR O RRABINHO ENTRE AS PERNAS E FAZER O OS OUTROS MANDAM………..

  71. Anônimo CLP disse:

    Quero denunciar a bosch por assédio moral aos trabalhadores. Temos chefes perguntando aos líderes: Por que seu time não ta entrando, outros times tem gente entrando. Aonde está nosso direito de reivindicar nossa melhoria de salário???
    Os líderes dizem que a empresa está em crise, mais porque nossos gerentes andam com carros Fusion, outros carros importados acima de R$200.000,00 com tanque de gasolina pago pela empresa??????
    Meu sentimento é de vergonha ser obrigado a aprovar um plano de flexibilização onde vão reduzir meu salário em 300 reais por 3 meses e no quarto mês vão alegar que está em crise e vão mandar mais de 500 pessoas embora. Dirigentes BOSCH vocês estão acabando com a Empresa. Ou parem com esse assédio moral, ou saim do nosso país. Parem de tirar proveito de nossas riquezas e simplesmente explorar nosso povo humilde e trabalhador.

  72. AQUI JAZ ROBERT BOSCH disse:

    Senhor korioth não está fazendo a lição de casa.

    Analisando esta situação na qual a empresa diz que estamos manchando a imagem da Bosch, que não estamos contribuindo para o futuro, e tudo mais me deparei com as declarações do consultor da empresa Sr. PAULO SERGIO ROSA mais conhecido como mister cafezinho, pra quem não sabe ele é o criador do 8 páginas, do método pensando juntos e destas reuniões que alguns colaboradores fazem com a diretoria.
    Pois bem, em seus vídeos no youtube me deparo com as seguintes declarações deste consultor:

    “Quando a influencia externa é mais forte , não é mérito do pessoal lá de fora, é uma lacuna deixada pelo pessoal lá de dentro. PAULO SERGIO ROSA

    “Não quero ser redundante mas isso só acontece quando a empresa falha, quando a chefia deixa.” PAULO SERGIO ROSA

    Se a própria pessoa que presta consultoria, e suas ferramentas estão implantadas na empresa declara tais coisas, porque a empresa joga a responsabilidade para os operadores?
    Só porque a maioria dos operadores mal concluiu o segundo grau ou até uma escolaridade menor, a empresa pensa que todos são ignorantes ou alienados.

    “O erro do inteligente é pensar que todo mundo é burro”

    Contratar um consultor é pra quem tem dinheiro,

    Pintar uma imagem bonita da empresa até um estagiário de marketing faz.

    “…contribuir para amenizar as diversas formas de carência, promover o desenvolvimento moral, físico e intelectual das pessoas é para quem tem caráter como nosso fundador Robert Bosch.

    Aqui jaz Robert Bosch †12/03/1942.

  73. Anônimo GALVANICA disse:

    VOLTA O NAZISMO E A DITADURA NA BOSCH,,,Adolf Hitler KURIO ESTÁ NO PODER E OS LTI E LTU ESTÃO COMANDADO O HOLOCAUSTO, TENTANDO CORTAR NOSSAS CABEÇAS E ABRINDO NOSSOS CÉREBROS, ESSE ANO VAI SER O FIM DO MUNDO, MAS VAI SER O FIM SÓ LA DENTRO DA BOSCH.. O SENTIMENTO DE NOJO, INJURIA ,INDIGUINAÇÃO É MUITO FORTE ,TENHO VONTADE DE CUSPIR NA CARA DOS CHEFES QUANDO FAZEM ESSAS REUNIÕES,, NOJENTOS PORCOS ,, ELES ACHAM QUE ESTÃO FALANDO COM A MÃE DELES , COMO QUE ELES CONCEGUEM OLHAR PARA OS FILHOS TODO DIA E QUERER DAR O EXEMPLO COMO PAI … TÁ AI A MINHA MENSSAGEN, OBRIGADO PARA TODOS OS TRABALHADOER DE VERDADE …….

  74. Anônimo disse:

    sr. a bosch é, e sempre será uma grande empresa, mais suas administração, gestores, tem que sabe lidar com quem trabalha com produção, tem que saber que são os companheiros que produz, nem gerente, nem lideres, e nem rh, uma empresa como a bosch não precisa da quantidades de lideres, e gerentes, se é que podemos chamar de lideres, despreparados, desqualificados, num tem bom tom ao expressar, eles não sabe nem o significado da palavra, muito menos liderar um povo, um pra cada processo ja bastaria, gerentes, entaum nem se falam, arrogantes, hipocritas, narcizistas, prepotentes, quem produz, tem que incentivar, motivar, causar harmonia, fazer uma ambientação de trabalho alegre, descontraido, causar conforto, ao invés eles massacram, desmotivam, causam sentimentos, stressam, causando afastamentos quem produz, fazem reuniões, 1hora, e 1hora e 40min, todos os dias, sem conteudo, ligam pra funcionarios ir trabalhar em horarios diferentes, 2 horas antes, pra que eles entrem por lugares que não sejam o portão de acesso, por onde devem realmente entrar, ameaça contra a liberdade da mente e do pensamento, coagindo dizendo que vão perder o emprego, com estrategica, colocam num fogo cruzado, num paredão, como hitller fez, quem trabalha sr. diretor conivente com tudo isso, qual a faculdade que vc fez…

  75. Anônimo disse:

    ola boa tarde queria deixar um recado sera que uma empresa dese porte que pensa tanto no futuro nao tem a capacidade de respeitar seus funcionarios os tratando com mais dignidade e respeitar suas decisoes o que ela vem fazendo e uma vergonha

    • Anônimo disse:

      estão esquecendo de falar do Sr Gilberto Paixão ou conhecido como paraibinha, LTI do teste da tal placa intermediária e acabamento da UP aquele sim é um carrasco de vdd, fale mal da família dele mas não fala mal da bosch, td pra ele é valores bosch se vc gosta de trabalhar na Bosch, tem que votar no que ela oferece, ele é mto esperto, hj em dia vc até ve algum LTI trabalhando, e ele só na sombra, sempre arruma alguém p fazer ou ajudar oque é de responsabilidade dele, como por exemplo preencher Pentágonos…

  76. Anônimo ct 101 disse:

    a bosch ta uma merda quer empurra a proposta guela a baixouma vergonha onde estão os valores bosch que eles tanto falam tenho vergonha de dizer que trabalho na bosch.

  77. Anônimo disse:

    Essa pressão não é apenas em épocas de negociação e sim o ano todo,temos uma liderança despreparada. Tivemos reunião na sexta,uma reunião muito diferente q nunca tivemos,pareciam os melhores chefes do mundo…Mas ninguém é burro e sabemos qual o jogo deles agora,tudo isso pra aceitar a proposta.

  78. Anônimo disse:

    Trabalho na bosch a pouco tempo e ja estou sofrendo de strees eu nunca vi tanta gente ser demitida todo dia toda semana é uma tortura voce não sabe quando vai ser seu ultimo dia de trabalho, um lider disse em uma reunião em tom ameaçador ,para pensarmos em nossas familias antes de tomarmos uma decisão, porque a decisão que tomacemos teria consequecias ,não tenho mais animo pra nada nem saio mais de casa, voce não pode comprar nada não pode fazer uma prestação não sabe se amanhã sera seu ultimo dia empregado ,sou pai de familia tenho medo de perder o emprego mas não vou me sujeitar a entrar tres horas antes do meu horario sem bater cartão ou passar correndo por baixo de correntes , pelo que conheço de sua historia o senhor robert bosch não concordaria com isso.. Tambem temos que ficar atentos nos o sindicato e a bosch tem operador e adm fazendo campanha contra proposta da empresa na fabrica e nos onibus e depois correndo pra dentro não foi nem um e nem dois foram varius e isso se repetiu a semana toda estão prejudicando a todos nós a empresa e o sindicato ,covardes que querem ver o circo pegar fogo provocam e se escondem para não serem alvos de uma possivel retalhação mais tarde ,aqueles que ficaram la fora merecem respeito pois são verdadeiros tem carater , esperamos achar uma solução que seja boa para para os dois lados ,que Deus nos ajude porque a muitas pessoas envolvidas direta e indiretamente são muitos pais e mães de familia,quero tudo volte a ser como era antigamente que as pessoas queriam entrar pra trabalhar na empresa bosch,quero sempre entrar pelo portão da frente e um dia voltar a sentir orgulho de ser bosch…

  79. AQUI JAZ ROBERT BOSCH disse:

    “Nunca esqueça sua humanidade e respeite a dignidade humana ao tratar os outros”
    Robert Bosch

    Senhores trabalhadores, senhores representantes do sindicato, lideres e pseudolideres da empresa Robert Bosch e sociedade em geral.

    Em meio a todas estas situações que todos os trabalhadores do chão de fábrica vêm convivendo no longo dos anos, que por sinal cada dia fica mais intenso,principalmente na época das negociações .
    Cada um defende seu ponto de vista, lideres, sindicato, trabalhadores de chão de fábrica e suas respectivas famílias.
    Entre todos estes venho em defesa de uma pessoa importante, se não a mais importante, responsável pelo inicio de tudo, que a mais de um século deu inicio a história desta empresa.
    Empreendedor, benfeitor e visionário, homem de caráter polido, técnico entusiasta e um empresário apaixonado, Em 23 de setembro de 1861 nascia Robert Bosch.
    Sua história de sucesso nos remete a uma pequena oficina na rua Rotebühl, 75 em Stuttgart-Alemanha, depois para a Rua Hoppenlau e de Feuerback para o mundo.
    Navegando pela literatura, entre muitas pessoas que influenciaram e se destacaram, facilmente se acha o nome de Robert Bosch. Uma das frases que se destaca proferida por este magnífica personalidade: “Nunca esqueça sua humanidade e respeite a dignidade humana ao tratar os outros”. Fascinante! Na verdade brilhante! Um homem no qual seus pés pisavam em sua época mais seus pensamentos estava muito alem, um exemplo para nossa época.
    Empolgante, motivador, satisfatório, quem não gostaria de trabalhar em uma empresa fundada por este visionário?
    Pois bem, voltemos a realidade atual. Ou estamos na empresa errada ou os valores de Robert Bosch foram enterrados pela direção da empresa (pelo menos em Curitiba) em 12 de março de 1942. Não posso responder por todas as plantas da Bosch do mundo mais com propriedade posso assegurar o que digo referente a fabrica de Curitiba, pois sou operador de chão de fábricas já a muitos anos.
    Que maravilhoso se a liderança desta planta tivessem pelo menos 10% do caráter e da visão de Robert Bosch, imagine nossa liderança na época de negociações em vez de fazer exaustivas reuniões para assediar, persuadir, ameaçar ou constranger os funcionários, ou até mesmo fazer chorar como alguns dias atrás,fizessem uma reunião para proferir algumas das celebres frases de nosso fundador:

    Imagine agora sua liderança fizesse uma reunião e começasse com as seguintes frases:

    “É minha intenção, além de contribuir para amenizar as diversas formas de carência, promover o desenvolvimento moral, físico e intelectual das pessoas”.
    Dita em 1935, por Robert Bosch

    “Não pago bons salários por ter muito dinheiro. Tenho muito dinheiro porque pago bons salários”.
    Robert Bosch

    E a minha preferida, em resposta a minha liderança que me questiona todos os dias que faço protesto em frente a empresa :

    “primeiro o trabalhador depois o trabalho”
    Robert Bosch

    Fico envergonhado com esta liderança, assim como nosso fundador deve estar se revirando no caixão com a atual situação, eu hoje posso relatar minha profunda tristeza, mas ele não porque afinal, morto não fala.

    Aqui jaz Robert Bosch †12/03/1942.

    • Anônimo disse:

      frases dita, palavras apenas palavras, tem moral pra por em mural, robert bosch sua alma deve estar em tribulações, com seus administradores…diga me de passagem que é uma fundação, então ajudem seus collaboradores que trabalha, põe a mão na massa, que produz, quer realmente reduzir custo, sermos competitivos, reve a quantidades de gerentes, e chefes que recebem carros(FUSION) de premio e beneficios de gasolina e mais salarios, todos merecem ser valorizados motivacionalmente , hoje tem mais chefes doq funcionarios. gerentes e chefes autoritarismo, definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida.
      Pode ser caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade confundindo-se com o despotismo.
      Nas relações humanas o autoritarismo pode se manifestar da vida nacional onde um déspota ou ditador age sobre milhões de cidadãos, até a vida familiar, onde existe a dominação de uma pessoa sobre outra através do poder financeiro, econômico ou pelo terror e coação.

  80. Anônimo disse:

    O que anda acontecendo na bosch é um absurdo, desde quando começou a negociação a empresa vem tentando socar guela a baixo uma proposta ridicula, fazendo pressão de todo quanto é lado. ameaçando todos que se essa proposta nao for aprovada vai ter demissão, fazem reunião todos os dias pedindo pra quem quiser entrar ficar do lado dos lideres proximo ao portao e da banca. tem muita gente entrando com medo de perder o serviço, e quando chega la dentro depois de ficar la fora é tratado de jeito diferente pela chefia. isso tem que acabar na bosch uma empresa que se diz fazer grandes acões socias, deveria começar essas ações com seus funcionarios ajudando os mesmos e nao explorando como vem fazendo. ate o plano que temos é um dos piores se nao o pior que existe. ai fica dificil trabalhar numa empresa como essa. vamos a luta companheiros não podemos deixar esses chefes despreparados ficar fazendo pressão em nois. vamos ficar la fora até recebermos uma proposta que merecemos.

  81. Anônimo disse:

    Bom como todos já sabem os assédios, sempre aconteceram aqui na Bosch.
    Trabalho já a algum tempo sobre esta pressão,e não me sinto bem.
    Então por ter caráter e ser um trabalhador honesto e digno optei por pedir para sair.
    Mais deixo claro que a empresa não tem culpa de ter Diretores, chefes, gerentes,lideres incompetentes.
    Que não defendem a empresa e sim os seus “Altos Salários”.
    Os lideres da Bosch não fazem nada,então senhores onde eles vão encontra um salário desses,só para abrir RS e atualizar pentágono.
    Quando entrei na Bosch tinha orgulho,hoje sinto decepção.

  82. Anônimo disse:

    BOSCH diz não incentiva ou compactua com qualquer tipo de pratica de assédio moral em nota a imprensa, tudo mentira , somos torturados todos os dias pela chefia em reuniões diárias ,fazendo forte pressão para aceitar a proposta da empresa, não temos liberdade para ver o que é melhor para nós , adm e chefes são sempre usados pela empresa para votar a favor dela nas assembleias, pois ganham 14º salario , abono e plr melhor que nós .Vivemos num país democrático e nem podemos exercer isso na Bosch , pois não respeitam nossas assembleias , dizendo que não foi válida , onde líderes ameaçam falando que devemos vir para o lado da Bosch , pensar no nosso emprego , que sera da nossa família se ficarmos sem trabalho , olham pelas câmeras para ver quem tentou entrar ou não , para fazer retaliações e ameaças depois. Não podemos ter o direito de rejeitar uma proposta , lutar por um salário mas digno. Que empresa é essa , que vem para nosso pais tentando aplicar táticas de ameaças, coagir funcionários , tentam levar funcionários sob pressão para dentro da empresa, para não ficar numa assembleia, não respeitando a nossa vontade . Isso é ASSÉDIO MORAL BOSCH.

  83. Anônimo disse:

    os nossos chefes estão pedindo o nome daqueles que estão se manifestando para os lideres para retalhação la na frente quando tiver as situaçao de facao novamente vamos parar já com isso.

  84. michel disse:

    bom dia . vamos la operadores da bosch .essa é a hora de nós se multiplicar.e entrar com
    uma ação coletiva ,( por assedio moral. )assim nós seremos respeitados.
    vamos se unir.
    obrigado.

  85. Anônimo disse:

    Estamos num ponto máximo de pressão companheiros, dizem que se não entrarmos vão descontar as horas e o dsr, nos pressionam a gritar por votação, dizem que a maioria entrou no dia 29/11…mas é mentira,eu tava lá e vi 80% ou mais ficar para fora,todo dia paramos mais cedo pois 14:30 tem reunião quero dizer tem “PRESSÃO”

  86. Anônimo disse:

    Na Bosch a coisa funciona da seguinte maneira nas época de negociações:1º
    Bosch pra variar monta uma proposta redícula na 1º vez.Aí veem a pressão para o pessoal de fábrica aprovar. No dia que tem assembléia pra votação convoca todo pessoal do administrativo que não tem nada haver com negociação de pessoal chão de fabrica,sendo que adm tem banco de hora diferenciado 14º salário e muitas mais vantagens que nós operadores não temos.Até chefe que tem carro pela empresa e é carro não é uninho mille não é Fusion pra cima combustivel livre vem votar em nossa negociação salarial daonde que um pessoal com essas mordomias vai votar contra proposta da empresa. Fico Pensando derrepente um engenheiro se forma faz mestrado e se sujeita a uma situação dessa >Pasme teve uma assembléia um dia que tinha uma dona do adm co criança de colo de meu lado fez até acriança erguer a mão pra aprovar proposta da empresa. É lamentável nossa situação na Bosch. chupa Limão e é obrigado a dizer que está doce.

  87. Anônimo da VE disse:

    Olha pessoal as coisas na Bosch esta ficando cada vez pior. Eu como operador estou com um sentimento muito grande de decepção, para falar a verdade eu não estou aquentando mais essa pressão que é passada todos os dias dentro e fora da empresa. Existe muitos relatos dos operadores sobre esse assédio. Reuniões acontecem todos os dias onde os supervisores ficam quase até 1hr, no meu caso meu lider sempre fala que como eu não entro para a empresa vai ter concequencias querendo dizer que o meu emprego esta em risco, ja passou dos limites não temos liberdade para lutar por algo que acreditamos que pode melhorar, a Bosch ela fala que esta negociando mais não quer aceitar que reprovamos a proposta dela. Fica batendo na mesma tecla tentando nos vencer no assédio, estou indguinado e frustrado com essa forma da empresa querer “negociar”.